06 abril 2012

The Egg: um ícone há mais de meio século


A poltrona Egg foi sem dúvida a criação mais famosa do designer Arne Jacobsen (1902-1971). No final dos anos 50 ele criou especialmente para o lobby e recepção do Hotel Royal, em Copenhagen, o que viria a ser o maior símbolo de design de móveis no mundo. Em 2008 esta criação completou 50 anos e para comemorar,  a Fritz Hansen, que produz as famosas poltronas, fez uma série de 999 peças: as Golden Egg. Todas na cor chocolate, de ultrasuede e couro e numeradas e grafadas com um pequeno texto contando a história da poltrona. Uma espécie de 'edição ouro' para colecionadores e amantes dessa beleza de criação.

Golden Egg


Ah, ela também foi homenageada no Salão de Milão, em 2008, pelo artista israelense Tal R que criou revestimentos em patchwork para 50 cadeiras.

Tal R e suas 50 Eggs


Quanto ao nome "Egg" não é preciso explicar, só de olhar pra ela já dá pra sacar né!
Ah, um outro detalhe importante, já tem uma porção de falsas Egg's por aí hein! São peças fabricadas por empresas que rebaixam a qualidade do produto e alteram seu design original. Uma Egg original custa cerca  de 6 mil euros! Chega de trelelê, a Egg Chair é considerada mais que um móvel, é uma obra de arte e obras de arte devem ser apreciadas:










Fonte imagens: Fritz Hansen, Modern Furniture, Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário